Tipos de esportes

Futebol
O Brasil é a maior potência do futebol mundial,se destacando não só como o que detém, a maior quantidade de prêmios, mas também o que mais esporta atletas para o exterior. Tendo conquistado a Copa do Mundo em cinco oportunidades, além de outros títulos importantes. É também detentor de diversas marcas históricas no esporte, além de ser a pátria de diversos grandes jogadores que fizeram história. Entre eles, o que é considerado o maior de todos os tempos: Pelé.
O futebol é sem sombra de dúvida o esporte mais praticado no Brasil. Apenas uma parcela bem pequena da população não torce por alguma equipe de futebol. O esporte tornou-se elemento marcante da cultura nacional. Expressões como “chute”, “pisar na bola” e outras são usadas em ocasiões que nada tem a ver com o futebol, e por pessoas que sequer acompanham ou praticam a modalidade.
O futebol chegou ao Brasil em 1895, pelas mãos dos ingleses, assim como na maioria dos outros países. Os primeiros clubes começaram a se formar neste período. Assim como a fundação dos clubes, a prática também era restrita à elite. Operários, as camadas mais pobres da população e até negros podiam apenas assistir. Somente algumas décadas depois todos puderam jogar. O quadro mudou totalmente de figura quando chegou a profissionalização em 1933. Alguns clubes, principalmente fora do então Distrito Federal e do estado de São Paulo, ainda resistiam à modernização e continuavam amadores. Mas com o passar do tempo, todos foram se acomodando à nova realidade. Na verdade, nem todos. Diversos clubes abandonaram a elite do futebol, ou até mesmo por completo. Muitos clubes que abandonaram já eram equipes consagradas e tradicionais.
Hoje o futebol reina absoluto entre a preferência popular. Milhares de campos, se não milhões, são construídos no país, até mesmo nos lugares mais inóspitos.

Basquete
O Brasil não é um dos países mais tradicionais no basquete mundial, e hoje o esporte vive uma crise. Mas também já possuiu vários grandes jogadores e jogadoras, além de possuir vários praticantes da modalidade espalhados por diversos cantos do país. Também possui alguns jogadores que atuam na NBA, considerada a maior liga do esporte no mundo.
Alguns dos principais jogadores históricos do Brasil são Oscar e Janeth. No total, se somarmos os títulos do masculino e do feminino, o basquete brasileiro possui três títulos em campeonatos mundiais e sete em jogos pan-americanos.
Vôlei
Quanto à preferência, o vôlei não é um dos esportes mais queridos do país, especialmente entre os homens. Mas no retrospecto o esporte é um dos mais vitoriosos do Brasil, especialmente com o desempenho bombástico que as seleções nacionais, principalmente a masculina, vêm tendo nos últimos anos. A equipe hoje lidera o ranking mundial masculino e aparece como primeiro colocado no ranking feminino também, apesar dos vários tropeços que a seleção feminina sofreu. A equipe masculina é treinada por Bernardinho e a feminina por José Roberto Guimarães.
A seleção masculina é atual campeã dos principais torneios do esporte no mundo: a Copa do Mundo, a Liga Mundial, o Campeonato Mundial e o Torneio Olímpico de Vôlei.
Tênis
O tênis no Brasil pode ser considerado um esporte popular. Hoje existem diversas quadras em clubes, em propriedades particulares e para locação, especialmente em cidades com nível mais elevado do tamanho da população. Também é encarado por alguns como um passa tempo, ou um esporte a ser praticado depois de um dia de trabalho ou até mesmo antes dele.
O Brasil tem e já teve no passado grandes nomes no esporte, como o atual Gustavo Kuerten, o Guga, que venceu três vezes o torneio de Roland Garros e Maria Esther Bueno.
Tênis de Mesa
O Tênis de Mesa pode ser tão ou mais popular do que a versão de quadra (o tênis propriamente dito). Isso porque muitos jogam o esporte como lazer, não necessariamente como atividade física. Escolas, clubes e muitos outros lugares dispõem de mesas para a prática da modalidade. Um nome de importância no cenário do tênis de mesa brasileiro atualmente é Hugo Hoyama.

Skate – É um dos esportes mais praticados no Brasil, especialmente nas grandes cidades. Em algumas regiões, vence em popularidade o vôlei e o basquete.
Natação – Praticada por alguns como lazer, por outros por preocupação com a saúde, também é um dos esportes mais praticiados no país.
Parkour – Atividade que em pouco tempo conseguiu bastante popularidade entre jovens em metrópoles do Brasil.
Outros: Karatê – Judô – Aikidô – Ioga – Atletismo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: